Os PECADOS CONTRA O ESPIRITO SANTO

Catecismo Maior de São Pio X.

Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espirito Santo, não alançará perdão nem neste século nem no século vindouro. (Mt. 12, 32)

Além dos pecados mortais (pecados graves) e dos pecados veniais (pecados leves), há uma outra qualificação de pecados justamente por serem pecados especiais e com um alcance de malicia diferenciado... Irei tratar mais abaixo dessa qualificativa diferenciada.

Os pecados mortais (que são pecados graves) nos afastam de Deus e nos levam ao inferno. Somente através de uma boa confissão é que somos perdoados. Para se fazer uma boa confissão é preciso ter fé que o padre tem o poder de absolver-te (poder esse dado pelo próprio Jesus Cristo: Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos - João 20, 23). É preciso também estar arrependido de ter pecado e prometer nunca mais faze-lo novamente.

Os pecados veniais (que são pecados leves, como, por exemplo, uma pequena mentira, que não prejudique ninguém, uma gulodice que não traga prejuízos sérios à saúde, etc...) também nos afasta de Deus, mas não merecemos o inferno por causa deles, por que são culpas leves. Se morrermos com pecados veniais, iremos pagar nossas culpas no purgatório, e depois iremos ao céu. Sendo Deus puríssimo, inadmissível que se fique em Sua Divina presença com alguma mancha por menor que seja. Os pecados veniais são perdoados rezando-se um Ato de Contrição, ou com arrependimento praticando um outro ato de piedade.

Mas no entanto, por causa do alto grau de malícia que existe em alguns tipos de pecados, recebem um outro tipo de qualificação. Como, por exemplo, “Pecados que Bradam aos Céus e clamam a Deus por vingança” (homicídio voluntário, por exemplo).

Mas hoje, em especial, irei tratar dos PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO para os quais não há perdão.

Os pecados contra o Espírito Santo são seis, e chamam-se estes pecados particularmente pecados contra o Espírito Santo, porque se cometem por pura malícia, o que é contrário à bondade que se atribui ao Espírito Santo (Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã de São Pio X):


1º - Desespero de salvação:
Ocorre quando a pessoa já pecou tanto que entra em desespero achando que não há mais salvação para ela. Fica convencida de que não há mais solução e que seu destino é o inferno. NOTE-SE QUE NESTE CASO A PESSOA NÃO SE CONFESSA POR QUE ACREDITA QUE NÃO ADIANTA, E QUE ESTÁ DEFINITIVAMENTE CONDENADA.

2º - Presunção de salvação sem merecimento:
Ocorre quando a pessoa se acha muito virtuosa que pensa que já está no céu e por isso por mais que possa ter feito algum pecado, Deus lhe perdoará. Implica num sentimento de orgulho achando de que está salva pelo que já fez na vida. NOTE-SE QUE NESTE CASO A PESSOA NÃO SE CONFESSA POR QUE ACHA DESNECESSÁRIO; ACREDITA QUE JÁ ESTÁ SALVA.

3º - Negar a verdade conhecida como tal:
Ocorre quando a pessoa se julga “dona da verdade” e por isso não aceita as verdades da fé por puro orgulho. NOTE-SE QUE NESTE CASO A PESSOA NÃO SE CONFESSA POR QUE ACHA QUE ESTÁ CERTA E QUE NÃO HÁ NADA A SE CONFESSAR. NEM CONSIDERA O PECADO DE DUVIDAR DAS VERDADES DA FÉ, OU MESMO NEGAR AS VERDADES DA FÉ. A PESSOA ACHA QUE ESTÁ CERTA E QUE ESSA CERTEZA É ABSOLUTA. CONSIDERA QUE SABE MAIS DO QUE A PRÓPRIA IGREJA E COM ISSO NEGA QUE O ESPÍRITO SANTO AUXILIA O SAGRADO MAGISTÉRIO DA IGREJA.

4º - Inveja da graça fraterna:
Ocorre quando a pessoa tem inveja da graça que Deus dá a outrem. O invejoso irrita-se por que o seu próximo conseguiu algo de bom e por isso revolta-se contra Deus. É o caso de Caim e Abel. Caim matou Abel por inveja. NOTE-SE QUE NESTE CASO A PESSOA NÃO SE CONFESSA POR QUE ESTÁ REVOLTADA CONTRA DEUS E NÃO HÁ ARREPENDIMENTO EM SEU CORAÇÃO.

5º - A obstinação no pecado:
É quem peca não por fraqueza, mas por malícia. Peca não por que simplesmente teve tentação, mas por que AMA pecar. ORA, SE AMA PECAR, NÃO SE CONFESSA, POR QUE QUER CONTINUAR NO PECADO.

6º - A Impenitência final:
Não é difícil de entender este pecado, pois uma pessoa que vem pecando a vida inteira, no final de sua existência continua sendo impenitente e não arrependido de tudo o que fez de mal. É a suprema e final rejeição à Deus. Mesmo estando no fim da vida e sabendo que vai morrer, a pessoa não quer mudar de vida. ESTA NÃO SE CONFESSA POR QUE REJEITA DEUS ATÉ NESTA HORA EXTREMA.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como pode se ver, os pecados contra o Espírito Santo são pecados de pura malícia, não de fraqueza, ou seja, a vontade da pessoa está endurecida de uma tal forma que ela JAMAIS SE CONFESSARÁ por que NÃO QUER SE CONFESSAR. Deus dá a todos a chance de se salvar e ir ao céu, mas quem peca contra o Espírito Santo não quer sair da situação em que se encontra, então Deus não pode salvar quem não quer se salvar, e por isso mesmo não tem perdão.

O QUE DIFERENCIA OS PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO DE OUTROS PECADOS É A VONTADE DA PESSOA, NÃO O ATO EM SÍ... OU SEJA, É A VONTADE QUE FAZ COM QUE A PESSOA NÃO QUEIRA MUDAR DE VIDA. Por isso se peca contra o Espírito Santo por ato de pura malícia, não por mera fraqueza.

 

Leiam tambem esta mensagem de Jesus:

518. Ao declarar que a Voz do Espírito Santo venha do mal, você é culpado de uma blasfêmia de uma proporção sem tamanho
Recebido quarta-feira, 8 de agosto de 2012, 23:20
 
Minha muito amada filha, quando as pessoas perguntam o que quero dizer com a Palavra de Deus, deixe-Me explicar:

A Palavra de Deus, contida na Bíblia Sagrada, do Antigo e do Novo Testamento, a Palavra de Deus, a Verdade, está sendo dada para o mundo através destas mensagens pelo Dom do Espírito Santo.

Estas mensagens estão sendo apresentadas pela Santíssima Trindade e são as únicas de sua espécie já entregue à Humanidade por um profeta.

A razão é que esta é a última missão, a forma final da comunicação e Intervenção Divina, apresentada ao mundo por causa da Minha Segunda Vinda.

Nunca interfiram no Poder do Espírito Santo, porque isto é um pecado muito grave!

Nessas mensagens, a Voz do Espírito Santo está sendo derramada, para salvar a Humanidade da condenação eterna.

Vocês podem Me negar, seu Jesus, ou as Mensagens Divinas dadas a vocês por Minha amada Mãe, e vocês serão perdoados.

Porque todos vocês têm o direito de discernir essas Santas Mensagens por causa do Dom do seu livre arbítrio.

No entanto, quando vocês rejeitam o Espírito Santo e publicamente blasfemam contra Ele, este é um pecado eterno e só um milagre, sancionado por Deus, o Pai, pode salvar a sua alma.

Vocês devem permanecer em silêncio em caso de dúvida sobre qualquer Mensagem Divina, dada ao mundo, e rezar para o vidente! Rezem e sigam a sua fé e continuem a honrar a Deus! É muito importante que vocês façam isso!

Ao declarar que a Voz do Espírito Santo venha do mal, você é culpado de uma blasfêmia de uma proporção sem tamanho, este é considerado um pecado imperdoável!

Vocês precisam pedir a Deus para perdoá-los agora, porque se vocês continuam a montar campanhas deliberadas para bloquear a Voz do Espírito Santo, a Voz da Santíssima Trindade, e declará-Lo ser um espírito mal, vocês não vão, nem podem ser perdoados, pois este é um pecado grave.

Muitos Cristãos bem intencionados deixam esta missão à parte. Eles dizem que as mensagens não estão em conformidade com a Sagrada Escritura.

Quando eles dizem isso, eles não sabem a Verdade que está contida na Bíblia Sagrada.

Eles atacam essas mensagens, baseado pela fofoca das outras pessoas, que afirmam conhecer a Verdade, ou declaram-nas falsas, baseado em sua interpretação incorreta da Verdade.

Pior ainda, eles torcem a Verdade e comparam essas mensagens com novas e ridículas interpretações da Bíblia Sagrada.

Ouçam-Me agora, o seu Jesus, porque Eu lhes digo isso:

Os sumos sacerdotes em Meu tempo na Terra tentaram torcer a Verdade das Leis de Deus, a fim de justificar sua rejeição por Mim.

Eles usaram mentiras para impedir as pessoas de ouvir a Minha Voz.

Eles declararam-Me um mentiroso, um falso profeta, e Me acusaram de heresia.

Eles disseram que Eu blasfemei contra as Leis da Igreja e violei o sábado, realizando a Ceia Pascal em um dia diferente do que eles consideravam correto.

Eles não só Me entenderam mal, eles Me rejeitaram, porque eles não estavam preparados para acolher o verdadeiro Messias naquele tempo.

Eles não estavam prontos.

Eles nunca pensaram que iriam testemunhar a chegada do Verdadeiro Messias em sua vida.

Tão envolvidos estavam em suas cerimônias, em seus regulamentos hierárquicos - na época exaltaram seus líderes e os colocaram num pedestal como os verdadeiros reis da sua igreja - que eles não tinham espaço no seus corações para Mim, o Redentor da Humanidade.

O mesmo vai acontecer de novo, quando Eu preparo o mundo para Minha Segunda Vinda.

Os fariseus não conseguiam entender a importância da humildade.

Eles não podiam aceitar como Deus trabalha, que Ele não exalta os poderosos ou os mais experientes líderes religiosos em Sua Igreja, para revelar Seus Planos, ou avisar os Seus filhos.

Deus escolheu os ignorantes, os humildes e generosos de coração para entregar as suas advertências para a Humanidade.

Ele levantou os fracos e os eleva, por meio do sofrimento, para se tornar puros de coração, para que Ele possa gerir a forma como Ele se comunica com eles. Desta forma é improvável que, o orgulho humano por parte do profeta, interfira com a Verdade.

Eles rejeitaram João Batista e o assassinaram. Eles assassinaram os profetas antigos. Eles atormentavam almas escolhidas, através de quem Deus se comunicava.

Em seu mundo de hoje, vocês acham que vai ser diferente?

Será que vocês, Meus devotos seguidores, e aqueles que afirmam ser especialistas em Minhas Igrejas Cristãs ou de outras, que acreditam em Meu Pai Eterno, aceitam a Palavra de Deus hoje? Não. Vocês vão fazer exatamente as mesmas coisas com os profetas, os profetas verdadeiros, como foi feito a eles desde o início. Vocês vão vilipendiar-los em Nome do Meu Pai.

Mas lembrem-se disso: Quando a Verdade for finalmente revelada a vocês, não haverá como voltar atrás, se vocês forem considerados culpados do único pecado eterno: Isto é, se vocês blasfemaram contra o Espírito Santo.

Se vocês blasfemam contra Mim, Jesus Cristo, vocês serão perdoados.

Se vocês negam o Dom da profecia, vocês também serão perdoados.

Mas se vocês bloqueiam o Plano final da Salvação, ridicularizando abertamente e reunindo crentes da Minha Igreja, para consistentemente proclamar a Voz do Espírito Santo como falsa e má, vocês vão sofrer a condenação eterna.

Seu Jesus


Mt 12, 31-32:
Por isso, Eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Mesmo se alguém falar uma palavra contra o Filho do Homem, lhe será perdoada. Mas, se falar contra o Espírito Santo, não será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir.